01/10/21
“A Casa Original” é o tema da Casa Cor 2021, mas uma curiosidade sobre a sede do evento é que o projeto de paisagismo original não chegou a ser concluído. Vamos conhecer um pouco do “Jardim de Burle Marx“.
No nosso primeiro texto sobre esse projeto, falamos mais sobre o planejamento e história do Palácio das Mangabeiras. Agora, vamos falar sobre o paisagismo original. Porém, como dito, ele não foi posto em execução. Sendo assim, toda a modelagem do local com suas características originais ganham ainda esse peso histórico. Afinal, como ele seria se…?
Idealizado por Roberto Burle Marx, um celebre paisagista que faleceu em 1994. Ao longo de sua vida ele fez cerca de 2 mil jardins, sendo reconhecido por usar plantas brasileiras em seus projetos. Sendo assim, com seu trabalho ele também levava um pouco de suas raízes para o mundo. Esses detalhes tornam ainda mais importante reviver essa memória. Até por isso, seu projeto foi respeitado na hora de fazer o Tour 3D do Palácio na Década de 50, e ainda, todo esse projeto será realizado após a Casa Cor.
Em toda a extensão do jardim, haveriam cerca de 31 espécies de plantas nativas do Brasil. Dentre elas podemos destacar as Jabuticabeiras, Bela – emília, Gavei e a Trapoerava Roxa. Juntas elas proporcionam um mix de cores e texturas. Parte dessa restauração faz parte do trabalho de Nãna Guimarães, do escritório Nãna Guimarães Paisagismo, uma das expositoras da atual edição do evento.
A Casa Cor 2021 ocorre entre 14 de Setembro e 31 de Outubro de 2021. Além dos ambientes dos expositores, há totens com QR Codes que lhe direcionam ao Tour feito pela equipe da Novus.