24/09/21
“A Casa Original” é o tema da Casa Cor 2021, mas também o norte que tivemos ao concluir o projeto “Palácio das Mangabeiras da Década de 50”. Confira o tour clicando aqui!
Encomendado em 1951, o Palácio das Mangabeiras teve sua inauguração em 1955. Com objetivo de ser a residência oficial dos governadores de Minas Gerais, ele hoje é a sede da Casa Cor Minas 2021. O seu desenho original é de autoria de Oscar Niemeyer. Localizado na Serra do Curral, ele é um importante cartão postal da cidade de Belo Horizonte. Seu primeiro morador foi Juscelino Kubitschek, e cumpriu com seu objetivo até o último mandato de Fernando Pimentel. Entretanto ao assumir, Romeu Zema o liberou dessa função e agora é um espaço para eventos, principalmente culturais.
Assim, a responsabilidade por ele agora é da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge). Após o período da parceria entre a Casa Cor e o governo, há o planejamento de revitalização do local, respeitando sua planta original. Essas diretrizes são do Instituto Estadual do patrimônio Histórico e Artísitico de Minas Gerais (Iepha-MG).
Por fim, é claro que a Novus seria escolhida para participar desse importante projeto histórico cultural de Minas Gerais. Um trabalho envolvendo cada um dos agentes citados foi feito para que o Tour 3D ficasse o mais fiel possível! Foi uma vasta pesquisa dentro dos arquivos do Iepha-MG, intermediado pela Casa Cor e patrocinado pela Codemge. Ao todo o projeto conta com o imóvel, seu paisagismo e até mesmo com a Serra do Curral ao fundo. São cerca de 57 câmeras que proporcionam uma imersão no projeto.
Até Outubro de 2021 esse acesso é exclusivo para os visitantes da Casa Cor 2021. Mas após o evento o acesso estará disponibilizado nas plataformas da Novus e do Governo de Minas.